preloader

Seg-Sex (8am - 6pm)

Sab-Dom: Urgência

| Vivat | Santa Casa

| Arthur Ramos | MedRadius

Blog & Novidades

Angiografia Medular

 Angiografia Medular

O que é  angiografia medular ?

A angiografia medular  é um procedimento diagnóstico realizado pelo Neurorradiologista Intervencionista ou Neurocirurgião Endovascular  para uma  avaliação extremamente precisa dos vasos sanguíneos que irrigam a medula espinhal,  auxiliando no diagnóstico de doenças que envolvem suas artérias ou veias e para as quais frequentemente representa o padrão ouro de diagnóstico.

Utilizando sofisticados  equipamentos que utilizam baixas doses de Raio X,  os  vasos  sanguíneos são visualizados através de uma espécie de “corante” chamado meio de contraste,  que é liberado no vaso a ser estudado por meio de um fino e macio tubo flexível,  visível ao raio X,  conhecido como  cateter,  que é inserido através da  virilha   e delicadamente progredido até o vaso sanguíneo-alvo sob visualização  de radiografias em tempo real. Enquanto o meio de contraste viaja das artérias para as veias são tiradas fotos de raios-X e gravados vídeos desse percurso.

O exame é realizado sob anestesia geral para garantir imobilidade, para que as fotos tiradas nesse momento sejam de boa qualidade.

Ao final do exame o cateter é retirado da virilha e uma compressão manual local é realizada por 10 a 20 minutos, seguida de aplicação de curativo compressivo que será retirado no dia seguinte. Durante as 5 a 6 horas seguintes ao curativo, deve-se permanecer deitado com a perna do exame esticada. Mover ou dobrar a perna nesse período pode produzir complicações como sangrentos ou hematomas na virilha.

Após alguns minutos do exame será possível beber água e alimentar-se.

Quais diagnósticos podem ser feitos ou confirmados por uma  angiografia medular?

As condições comumente diagnosticadas ou confirmadas pela  angiografia cerebral incluem  malformações arteriovenosas, fístulas arteriovenosas durais medulares e  tumores vasculares.

Como devo me preparar?

Uma consulta  alguns dias antes da data da sua  angiografia   permitirá esclarecer todos os detalhes  do exame. Nela uma avaliação  física será realizada e exames  laboratoriais  serão solicitados.

Nessa oportunidade um  formulário de consentimento lhe será apresentado e estarei a disposição para dirimir qualquer dúvida que  você ainda possa  ter sobre o procedimento.

Você será encaminhado para uma avaliação pré anestésica, na qual  o anestesiologista poderá  solicitar exames laboratoriais adicionais.

Não interrompa o uso de  seus  medicamentos habituais , a menos que seja claramente  instruído de outra forma.

 Avise-nos o mais rápido possível e também em sua consulta e avaliação pré anestésica  se:

  • Possuir alergia a contraste à base de iodo (usado para exames de tomografia ou raio-x)
  • Possuir doença pulmonar ou renal ou Diabetes
  • Você toma Metformina  para diabetes ou um anticoagulante
  • Você está grávida ou pensa que pode estar grávida

O que levar comigo no dia do meu procedimento?

  • Todos os exames de imagem ( laudos e películas fotográficas) relacionadas à sua condição. Não deixe de certifica-se de levar consigo todos os exames trazidos ao momento da alta.
  • Todos os exames laboratoriais solicitados ( que devem incluir Ureia , Creatinina, Hemograma completo e coagulograma realizados em prazo não superior a 90 dias)
  • Formulários de avaliação pré anestésica e de consentimento
  • Acompanhante (preferencialmente familiar próximo)
  • Documentos pessoais e do convênio

Preciso ficar de jejum?

Você  deve permanecer  de jejum de  alimentos sólidos  por 8 horas e 6 horas para líquidos sem resíduos.

Uma solução de  jejum abreviado poderá lhe ser oferecida no hospital

Podem ocorrer complicações ?

Embora a angiografia medular  diagnóstica seja  muito segura quando realizada por profissional habilitado  e experiente, complicações  podem ocorrer muito raramente. Entre elas podem ocorrer reações alérgicas ao  contraste, comprometimento ou piora da função renal, dano ou bloqueio de um vaso sanguíneo podendo  resultar  num acidente vascular cerebral e sangramentos no local onde o cateter foi colocado, mais  comumente na virilha.

Discutiremos  esses riscos detalhadamente com você antes do procedimento.

drrodrigoperes

https://drrodrigoperes.com.br

Neurocirurgião endovascular e neurorradiologista intervencionista atuando no tratamento de doenças cerebrais como avc, mav, aneurisma, fístulas e tumores cerebrais em Maceió.